quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

POLÍTICA: Lixo Extraordinário na cidade do sol (ou, como a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, contribuiu para destruir uma cidade e a si própria)

Na avenida Bernardo Vieira, lixo. (retirado de jornaldefato.net)
Quem vive ou visitou a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte,  na última semana de 2012 anterior ao reveillon, deparou-se, no mínimo, com uma cena inusitada: na Avenida Bernardo Vieira, uma das maiores da cidade que une a zona norte a zona sul, viu-se durante boa parte do trajeto milhares de sacos de lixo pendurados em muros e grades, numa cena apocalíptica, que bem poderia ter aparecido no seriado de TV, The Walking Dead, que trata de um futuro devastado, infestado de lixo, podridão e zumbis. Só que o problema é que, em Natal, não foram os zumbis os maiores prejudicados, mas sim os vivos, que viram seus impostos escoarem pelo ralo, na última administração municipal. Ao problema do lixo, e a dificuldade da Prefeitura de arcar com os gastos da coleta e pagamento dos contratos referentes à limpeza urbana, somaram-se uam série de outros transtornos que podem ser creditados à péssima gestão da ex-prefeita da cidade, Micarla de Sousa, jornalista e comunicadora, dona de uma emissora de televisão (a TV Ponta Negra) que reproduz o sinal da emissora SBT, do grupo Silvio Santos, em terras potiguares.

Micarla nos tempos de campanha. O rostinho bonito  não foi suficiente para debelar a rejeição.
Durante seus (quase) quatro anos de gestão, interrompida nos últimos meses por decisão judicial, a ex-prefeita Micarla de Sousa conseguiu bater um recorde nacional: ela foi a mais mal avaliada prefeita de toda a história republicana, em uma capital do Brasil, em termos proporcionais (cerca de 91% de rejeição popular). O repúdio da população natalense a sua administração foi tão grande, que ela sequer saiu candidata a sua própria reeleição, fazendo com que seu antigo partido, o PV (Partido Verde), não lançasse candidato, produzindo um vácuo político nunca dantes visto na história da administração pública municipal. Acusada de corrupção em contratos superfaturados na Secretaria Municipal de Saúde, e afastada do cargo cerca de três meses antes da posse do novo prefeito eleito, Carlos Eduardo, Micarla produziu uma reação em cadeia ao final de sua atrapalhada gestão, que culminou com a cidade de Natal passando dias sem ter um prefeito, uma vez que um imblógrio jurídico fez com que seu vice também fosse afastado, por denúncias de improbidade, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, aliado da ex-prefeita (e não reeleito para o cargo de vereador), rejeitasse o cargo e não assumisse a Prefeitura, sendo que o único responsável pela assinatura das obras de mobilidade urbana da cidade para a Copa de 2014, e governante apto a autorizar o pagamento do funcionalismo, fosse o segundo-presidente da Câmara, o ex-vereador Ney Lopes Jr, que também não foi reeleito. Enfim, uma bagunça política sem precedentes na terra de Câmara Cascudo.

Talvez demore décadas na crônica política e nas teses acadêmicas para que se defina o que foi o "fenômeno Micarla"; ou, ao contrário, por ter sido uma gestão tão mal avaliada, tão negativa e tão medíocre, talvez daqui há poucos meses o governo de Micarla de Sousa não mereça sequer uma nota de rodapé na imprensa, ou num livro de história. De qualquer forma, o que se torna interessante de analisar é de, até que ponto uma das cidades mais promissoras do Nordeste brasileiro, com um alto grau de visitação externa face a seus badalados pontos turísticos, posição geográfica, ar puro, clima ensolarado e belas paisagens, caiu numa arapuca política sem precedentes, ao fazer com que um eleitorado de mais ou menos 526 mil eleitores (segundo dados recentes do TSE), escolhesse para governar a cidade há quatro anos atrás, numa vitória garantida no primeiro turno, uma mulher que se revelou uma das mais despreparadas e desprestigiadas governantes de uma metrópole regional.

Essa história começa em parte com forma tradicional de se fazer política no país, sobretudo nos rincões de regiões do Nordeste do Brasil, após o fim da ditadura militar. No período autoritário de nossa história, após o Golpe de 1964, consolidou-se nessa região uma politica oligárquica, herdeira do velho "coronelismo" que vigorava nessas regiões desde os primeiros anos do Brasil República. O coronelismo oligárquico, onde o poder político encontrava-se concentrado nas mãos de poucas famílias latifundiárias abastadas e articuladas politicamente, preponderou (e ainda prepondera) em muitas áreas rurais do país, sendo que nas capitais, mais urbanizadas, adotou-se um estilo de fazer política cada vez mais parecido com aquele desenvolvido nos grandes centros urbanos: por meio do populismo midiático. Nesse sentido, Micarla seguiu uma escola iniciada por seu pai, o falecido ex-senador (e ex-deputado federal) Carlos Alberto de Sousa.

A família reunida,o finado senador Carlos Alberto,pai de Micarla e sua inspiração política.
Carlos Alberto foi um dos mais célebres políticos populistas do Rio Grande do Norte, da década de oitenta do século passado. Exímio comunicador e radialista eloquente na década de setenta, não demorou para que o pai de Micarla galgasse espaços na política, primeiro elegendo-se vereador, depois deputado estadual, tornando-se deputado federal, até conseguir alcançar o cargo de senador da República, donde expandiu todo o seu capital político nos meios de comunicação, duelando com seu antigo benfeitor e empregador, o líder político Aluizio Alves, do PMDB. Migrando para o extinto PDS, partido dos militares, como forma de se desvencilhar de seu antigo líder, Carlos Alberto assumiu-se definitivamente como um político de direita, ingressando em partidos neoconservadores, como o PFL, até encerrar sua carreira política pelo PSDB, quando morreu no exercício do mandato, vítima de leucemia, em 1998.

A exemplo de outros ex-comunicadores que migraram para a política, como Antony Garotinho, no Rio de Janeiro, e Afanásio Jazadji, em São Paulo, Carlos Alberto de Sousa abusava dos cliquês radialísticos em seus discursos, distribuindo todo tipo de promessas e agrados para seus eleitores, como dentaduras, cadeiras de rodas, bujões de gás,  e tijolos. Quando inaugurou seu canal de televisão, ele podia ser visto em seu programa semanal, intercalando gestos de filantropia com críticas ao seu principal inimigo político, do PMDB. Foi com essa imagem de político demagogo, mas afável, com fala articulada e predileção pelos mais pobres, que Carlos Alberto fez escola, tendo como principal aluna sua própria filha, a primogênita de três mulheres que o velho pai havia preparado para seguirem seu legado. Se Carlos Alberto conseguia atrair seus eleitores pela espetacularização da política, tentando eleger a esposa prefeita, numa malfadada campanha teatralizada, que tinha até episódios de abertura de uma caixa embrulhada num palanque, durante os comícios, em que aparecia sua mulher de dentro do pacote, a campanha de Micarla caracterizou-se pela imagem da borboleta, um inseto singelo, que de sua fragilidade conseguia obter a simpatia de milhares de eleitores que, na crença por renovação, acreditavam piamente que a herdeira do velho senador carismático, seria como prefeita o que ela aparentava ser na televisão: uma mulher jovem, mas decidida, com fama de boa administradora e sensível aos reclamos populares, que iria promover em Natal a inclusão dos mais humildes. Ledo engano, pois, como política, Micarla revelou-se uma boa atriz.

Foi como atriz que Micarla de Sousa ensejou uma campanha eleitoral que iludiu um eleitorado inteiro, com suas promessas de renovação e mudança. Discordo daqueles que afirmam que o natalense não sabe votar. Na verdade, a população da cidade vota pela renovação, seja ela numa perspectiva revolucionária, seja na mais conservadora das escolhas. Vide a composição recente da Câmara Municipal, com a eleição de parlamentares tão díspares entre si, como díspar é a votação em Natal: a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU, e o vereador, Dagô, do DEM. Ambos representam as antípodas de uma extrema-esquerda e uma extrema-direita no Brasil, e ambos foram empossados pelo voto, em votações consagradoras. Enquanto que a Amanda representa a renovação pelo inconformismo, na campanha vitoriosa e midiática de uma professora, que conseguiu calar os deputados e se tornar famosa nacionalmente, graças a um vídeo do Youtube, onde denunciava as já conhecidíssimas condições salariais dos professores e a precária situação da educação brasileira; Dagô firmou sua campanha num jingle único, mas divertido, como uma espécie de Tiririca local, carregando num carro velho um boneco gigante de si próprio, suplicando aos eleitores através de um megafone que o ajudasse. Esses dois vereadores personificam, de formas totalmente diferentes, os anseios de mudança de uma população que pode ser tão revolucionária quanto conservadora. Foi justamente através dessa característica peculiar do eleitorado local, que Micarla vendeu o seu peixe, cobrado de forma extremamente cara pela população de Natal.

Protesto popular na Câmara dos Vereadores. A gestão de Micarla não agradou.
No governo de Micarla foram  tantos os atropelos, desacertos, desgovernos, incoerências, rupturas, entradas e saidas de secretários, passeatas e denúncias, que fica difícil enunciar apenas um, dos vários aspectos negativos de seu governo. Para listar apenas alguns (fora o lixo, que serviu para coroar quatro anos de total descaso administrativo), a Previdência dos servidores municipais (chamada de NATALPREVI) foi estranhamente esvaziada. Segundo secretários do atual prefeito, que assumiu recentemente, pode ter havido crime de apropriação indébita, uma vez que cerca de 5 milhões de reais já haviam sido recolhidos dos servidores e tais valores não foram repassados para a  entidade previdenciária. Houve também pendências  nas prestações de contas e nos convênios, numa administração que torrou dinheiro (sem dizer para onde) do Município, esvaziando as contas do poder público até chegar a uma dívida atual de 500 milhões de dívida que a Prefeitura tem  com seus atuais devedores. Isso se materializa em escolas com mal funcionamento, postos de saúde fechados ou sem medicamentos, prédios de secretarias funcionando à luz de velas e funcionários sem saber se irão receber seus salários. A folha de pagamento está tão comprometida, e ultrapassados todos os limites possíveis definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que o atual gestor, recém empossado, não sabe ainda se com o enxugamento da máquina pública e a extinção ou diminuição de cargos comissionados será suficiente para estancar um problema financeiro tão sério. Soma-se a isso os problemas ambientais e de estrutura urbana, que exploram a contradição de uma prefeita que se elegeu por uma legenda ambientalista e com a bandeira do meio ambiente. O viaduto do Baldo, um dos mais antigos da cidade, localizado no centro, corre o sério risco de desabar  por falta de manutenção e está interditado. Este ano, após mais de 30 anos de comemoração, as festas de Reveillon não aconteceram pela primeira vez na orla do bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal, considerado um dos pontos mais badalados e de maior atração turística da cidade, por conta de seu calçadão, que por ausência de manutenção da Prefeitura, também desabou. Natal se tornou uma cidade em frangalhos, após a administração de Micarla de Sousa.

Das redes sociais, o  "Fora Micarla" acabou se transformando em fenômeno cívico.
Entretanto, se algo de bom pode ser atribuído à gestão de Micarla na Prefeitura de Natal, pode-se citar a capacidade que ela teve de reunir uma oposição popular tão organizada. Micarla foi responsável, indiretamente, pela ressureição dos movimentos sociais.Nos dois últimos anos de seu governo, foram tantas as manifestações de rua, e os movimentos organizados a partir das redes sociais, através do Twitter, com campanhas como o #foraMicarla, que tais movimentos acabaram sendo manchete nacional. As mobilizações culminaram com uma inédita ocupação da Câmara dos Vereadores, por mais de doze dias, com direito à vitória na Justiça, impedindo a Polícia Militar de fazer os manifestantes se retirarem; além de protestos contra o aumento abusivo de passagens de ônibus, que gerou cenas de confronto de populares com a Polícia, que nada tem a perder em relação aos protestos contra a crise na Europa. Com esses movimentos surgiram novos líderes, novas propostas e revelou-se a toda a população de Natal o descalabro administrativo que a cidade estava passando, e um novo marco do exercício de cidadania passou a ser desenvolvido por meio das críticas à administração da prefeita-borboleta que se tornou mariposa.

O calçadão da praia de Ponta Negra, totalmente destruído pelo descaso.
Enquanto isso, ainda respondendo a processo na Justiça instaurado pelo Ministério Público por suspeita de enriquecimento ilícito (o mote da ação judicial diz respeito aos gastos da ex-prefeita e seu modo de vida, totalmente incompatíveis com o salário que recebeu na Prefeitura), abandonada por seus antigos aliados e destituída da direção de seu partido político (o PV) no  RN, a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, permanece reclusa em sua residência, dando apenas breves comunicados na imprensa, quando consente em dar entrevistas, posando eternamente como vítima, ou como se os problemas não a atingissem. Fingindo ser, talvez, uma sociopata, ou se comportando como uma ótima atriz, a ex-prefeita, agora convertida ao Evangelho, estabelece um discurso religioso e messiânico, preocupada apenas com a salvação das almas, e não com a salvação dos cofres públicos que sua gestão ajudou a dilapidar.

Viaduto do Baldo:este, ameaça desabar.
Agora, resta ao atual prefeito, recém empossado, Carlos Eduardo Alves, que assume pela terceira vez o governo municipal, dar conta do abacaxi monstruoso que se tornou administrar uma cidade com tantos problemas como Natal, tirar a capital potiguar do atoleiro e deixar a cidade, ao menos dignamente em condições de receber um evento esportivo internacional, da magnitude de uma Copa do Mundo, em 2014. Restam-lhe pouco mais de um ano para conseguir o milagre de reabilitar a cidade, devastada por uma prefeita que não assumiu efetivamente o cargo, mas brincou de administrar, revelando que, na verdade, como jornalista e comunicadora, Micarla não fez o dever de casa, e nem conseguiu honrar o legado populista de seu pai, contribuindo não apenas para o descrédito de sua administração, mas para o descrédito de si própria, transformando-se numa paródia, num cadáver político, que sequer consegue andar nas ruas de Natal sem receber uma vaia. É o triste fim da borboleta que queria ser algo mais na vida dos natalenses. Eu não lamento por isso! Já vai tarde, Micarla!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário:

Gates e Jobs

Gates e Jobs
Os dois top guns da informática num papo para o cafézinho

GAZA

GAZA
Até quando teremos que ver isso?