sexta-feira, 3 de maio de 2013

FUTEBOL: Barcelona-O que aconteceu?

O Barcelona essa semana foi a cara da tristeza.
O futebol alemão sempre foi um desmancha prazeres. Na verdade, com a pelota os alemães honraram sua tradição cultural e filosófica transformando o esporte bretão em ciência. Se os latino-americanos (leia-se Brasil e Argentina) criaram o futebol-arte, os alemães deram ao futebol europeu o caráter de técnica apurada, testada em laboratório e vendida como máquina eficaz. É claro que o time germânico teve sobressaltos pelo caminho, quando sua tão aprimorada técnica não resistiu, nos gramados, aos pés de um certo Ronaldo Nazário (também chamado de "Fenômeno"), que na Copa do Mundo de 2002, que meus olhos não se cansam de lembrar, derrubou com dois chutes marcantes a muralha teutônica formada pelo corpanzil do eficiente goleiro, Oliver Khan, na final do Japão. Mas esses mesmos alemães fizeram muito na história do futebol, seja no time campeão de 1974, liderado pelos galantes passes do kayser Franz Beckenbauer, derrotando uma até então imbatível (e inventiva) "laranja mecânica" holandesa da seleção de Cruyff, como também foi a grande seleção alemã que conquistou o tricampeonato, contra a Argentina de Maradona, na final da Copa de 1990, fechando com chave de ouro a reunificação alemã com a queda do Muro de Berlim.

O competente técnico do Bayern:frieza germânica.
Eis que a Alemanha retorna às manchetes agora, na segunda década do século XXI, nas proximidades de uma nova Copa do Mundo, agora em solo brasileiro, correndo sempre como favorita, e assombrando o mundo com sua técnica e rigor nos resultados alcançados na Europa por seus dois grandes times: o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund; que agora estão, ambos, na final da Liga dos Campeões da Europa. Ambas as equipes produziram a façanha continental de derrotar os dois gigantes do futebol espanhol e mundial, os até então consagrados Barcelona e Real Madrid, respectivamente. Em relação ao primeiro, foi impressionante como a chamada "era Messi" parece ter chegado ao seu ocaso, nas pernas de jogadores como Götze, Hummels, Müller, Mario Gomez, Özil, Schweinsteiger, que com quatro gols certeiros no primeiro jogo, como dono da casa, e com três gols no jogo seguinte, na cidade do rival, como visitante, fizeram com o que Bayern também fizesse história, desmoralizando um time até então considerado imbatível, o dream team do futebol internacional, que em 2011 humilhou o Santos de Neymar, numa goleada menos retumbante, mas tão constrangedora quanto aquela que sofreu agora o time catalão, do veneradíssimo técnico Pepe Guardiola, fora da equipe desde o ano passado. O Barcelona foi eliminado de forma primorosa na semifinal do torneio, e agora só lhe resta recolher os cacos de uma derrota que lotou de manchetes a imprensa esportiva internacional e retornar ao dever de casa (ou as suas categorias de base), para recuperar o orgulho ferido. Como diria a música do saudoso compositor paulista, Paulo Vanzolini, morto esta semana: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

Enquanto isso, os jogadores do Bayern comemoram.
O Barcelona era um dos times mais festejados do final da última década. Com seu esquema tático, sua marcação "por pressão", já na saída do campo adversário, o toque rápido e sincronizado entre os jogadores sempre na busca da posse de bola, nas jogadas feitas "em carrossel", o Barcelona fez com que sua equipe espanhola encantasse o mundo inteiro, seja por ter em sua composição grande parte dos heróis da festejada Copa da Alemanha de 2010, conquistada com mérito pelos espanhóis contra  a seleção da Holanda (eterna vice-campeã em Copas); seja porque o  time da Catalunha tem em suas fileiras o grande astro do futebol mundial, o argentino mais famoso na história do esporte de chuteiras, depois de Maradona, o quatro vezes eleito melhor jogador do mundo: Lionel Messi.

Dessa vez, o craque argentino pouco pôde fazer.
Não são justas as comparações entre Messi e outros craques da história do futebol, como Pelé, Maradona ou Zico. Cada um deles teve sua estrela (e técnica) própria, e fizeram sua parte em seu tempo como ídolos, fazendo gols e armando jogadas que até hoje são repetidas à exaustão, em qualquer documentário sobre torneios mundiais e em vídeos do youtube. Não resta dúvida de que Messi é um jogador disciplinado, talentoso e eficiente, à beira da exaustão, e o que mais se elogia nele é o comprometimento com o time. Como um maestro, mas sem assumir o protagonismo da prima-dona em uma ópera, Lionel Messi arma jogadas, dá assistência a seus companheiros, dribla os adversários, arremessa, chuta e faz gols maravilhosos quando tem oportunidade, sem ser "fominha" e nem querer todos os holofotes, e as luzes dos estádios para suas brilhantes atuações. Mas a verdade é que hoje, nos últimos jogos do Barcelona, o gênio baixinho da provinciana Rosario estava começando a dar sinais de cansaço, além do efeito de lesões físicas. Que pena ver isso num jogador ainda tão jovem, que se tornou pai pela primeira vez recentemente, e que ainda necessita coroar sua carreira, como outros astros da pelota o fizeram, levando sua seleção nacional a conquistar o mais alto campeonato mundial ganhando no solo do maior adversário sul-americano, o festejado título de campeão da Copa do Mundo de 2014, além de levar a Argentina ao idílico tricampeonato mundial. Tarefa difícil, mas não impossível, para quem brilhou durante tanto tempo no Barcelona.

Vergonha:manchetes no mundo inteiro.
O Barça, verdade seja dita, precisa se recuperar de derrotas tão magníficas diante dos rivais alemães, remontando seu time e sua tática, sem perder seu brilho e genialidade em prol da mera técnica, como fazem os alemães. "Humilhados e esmagados", essa é a manchete vista no noticiário esportivo do Sport TV e Globo News, que na verdade foi divulgada primeiro pelos meios de comunicação na imprensa espanhola, mostrando lá como o orgulho catalão foi ferido com a derrota de seu  maior símbolo: sua equipe de futebol local. É importante notar que, para quem entende pelo menos de 1% de futebol, "quem não faz, leva", e no caso do Barcelona, pois mais que fosse laureado como time imbatível, teve suas fraquezas exploradas pelo eficiente treinador da equipe alemã, Jupp Heynches. Ele reativou a tradição alemã de decodificar o estilo do adversário, principalmente na desmontagem do esquema ofensivo de equipes que se valem do esquema tático de jogo em carrossel, desestabilizando os jogadores do Barcelona, assim como a seleção da Alemanha fez com a Holanda, na mítica Copa do Mundo de 1974. Se a "Laranja Mecânica" foi derrotada pela astúcia do futebol alemão, em descobrir cientificamente como furar as defesas de um time tão ofensivo, por que a mesma fórmula não funcionaria com o Barcelona? Pois é! Deu certo até demais pela goleada sofrida que milhões de olhos puderam ver pela TV essa semana, deixando os torcedores do time de Messi de queixo caído.

Até o festejado Pique fez gol contra.Consola ele, Shakira!
Inclusive, após a retumbante derrota para o Bayern, os jogadores do Barcelona ainda tiveram que ouvir uma notícia que parece piada pronta: com a saída do atual técnico, que diz que após o torneio pretende se aposentar, o futuro técnico do Bayern de Munique, já contratado, é, ninguém menos que.... adivinhem...... Pepe Guardiola!! É isso mesmo, o ex-treinador da equipe Catalã, que com sua fórmula mágica levou o Barcelona ao auge dos tablóides esportivos, agora se bandeou para o outro lado, e pretende entregar o ouro ao bandido, revelando todo o esquema tático e todas as fraquezas e furos do Barcelona, ao seu novo contratante alemão. É! Segure-se, Barça!!! O mar não está pra peixe, e, definitivamente, este não foi o ano do Barcelona! Boa sorte, Messi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário:

Gates e Jobs

Gates e Jobs
Os dois top guns da informática num papo para o cafézinho

GAZA

GAZA
Até quando teremos que ver isso?