sexta-feira, 6 de junho de 2014

HOMENAGEM: Marinho Chagas-O craque que preferia andar descalço pela Praia do Meio

Na madrugada do domingo, dia 1º de junho de 2014, há exatos doze dias do início da Copa do Mundo no Brasil, após mais de sessenta anos, não só o país, mas também o mundo perdeu mais um de seus eternos craques: morreu Marinho Chagas!

Na seleção, ele foi o cara.
Para os mais jovens que sequer o conheceram, Marinho para muitos se tornou uma lenda. Ele era o maior lateral esquerdo que a história do futebol brasileiro já conheceu, nos anos setenta do século passado, e jogou como titular da seleção brasileira na Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, quando se destacou no torneio, marcando quatro gols. Entretanto,  o Brasil acabou vencido nas semifinais pela Holanda  e acabou ganhando apenas o 4º lugar. O popular camisa 6 ainda marcou sua participação histórica no torneio por um lance polêmico, quando então brigou nos vestiários com o furibundo goleiro, Emerson Leão, após a derrota para os poloneses, do craque da época, o jogador Lato. Nessa época, a fama de jogador indisciplinado, mas talentoso, já corria solto nas jornais da crônica esportiva da época. Mas se não fosse louco, meio indisciplinado, não seria Marinho. Assim como Romário foi nosso bad boy dos anos noventa, Marinho era o encrenqueiro sedutor e goleador ágil das décadas anteriores. Para muitos um ídolo, mas para outros, nunca foi reconhecido devidamente.

Com a camisa do Botafogo, ele foi ídolo.
Francisco das Chagas Marinho nasceu em Natal, no bairro do Alecrim, em 8 de fevereiro de 1952. Tinha nascido pouco tempo depois do Maracanazzo, a histórica derrota da seleção canarinho no final do torneio, tombando diante do Uruguai, do artilheiro Obdúlio Varela, naquele que seria o segundo e último título mundial da Celeste. Iniciando sua carreira no minúsculo ABC, time local de sua região, tradicional campeão potiguar, que cresceu e hoje duela com outros times nacionais o G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, Marinho jogou também no Náutico de Pernambuco, mas sua estrela foi brilhar mesmo junto a estrela solitária do meu Glorioso Botafogo, do Rio de Janeiro, onde ele se tornou um dos grandes craques. Intuitivo, Marinho era o tipo do lateral muito comum hoje em dia, mas raro em sua época, que não se limitava à defesa de sua posição, partindo para o ataque, assim como fez seu antecessor, Nilton Santos, outro ídolo botafoguense e da seleção brasileira, campeão em 1958. Apelidado de "Bruxa" pela torcida, por conta do longo cabelo loiro, despenteado, ou de "Canhão Nordestino" pela potência de seu chute, Marinho ficou no time alvinegro carioca por cerca de quatro temporadas. Não demorou para que o estilo de Marinho chamasse a atenção do técnico Zagallo, outro botafoguense fanático, que sabendo da fama do lateral no time carioca, decidiu convocá-lo para a seleção brasileira.

Em plena Copa do Mundo, contra a Polônia.
Mas foi a Copa de 1974 que deu fama e celebridade eterna a Marinho. Eleito um dos melhores jogadores do torneio, apesar do Brasil não ter conquistado o esperado tetracampeonato, Marinho cultivou a fama como todo jogador deslumbrado, nordestino e de origem pobre, que quando ganhou se torna um astro, passa a conviver com o melhor e o pior do sucesso, vivendo um ciclo inevitável de apogeu e decadência. Marinho ficou milionário com os contratos que passou a firmar com clubes famosos, disputou inúmeros torneios nacionais e internacionais, viajou muito, adquiriu bens, comprou carros e imóveis, e saiu com algumas das mulheres mais bonitas do mundo. Nos anos setenta, onde a moda pós-hippie era usar cabelo grande, calça boca de sino, fumar cigarro Continental e andar de Maverick, ao som de Rolling Stones (no auge naquela época) e Roberto Carlos, Marinho Chagas foi o estereótipo do bon vivant. Antes de Romário ou Adriano, ou das farras dos jogadores pagodeiros de hoje em dia, Marinho já tinha seu histórico de drogas, (muito) sexo e rock'n roll. Junto com a fama e os chutes vieram carreiras e carreiras de cocaína, nos embalos de sábado à noite que pareciam não ter fim, e nas baladas veio o álcool, muito álcool.

Marinho envelhecido, mas em uma de suas fases mais saudáveis.
Talvez o álcool tenha sido o grande vilão na história da "Bruxa" potiguar; ou, ao menos, o fator crucial para que sua vida se abreviasse no último final de semana, aos 62 anos, completados em fevereiro deste ano. Marinho não escondia de ninguém o seu vício, e mesmo sua família já estava acostumada aquele tipo  atlético que foi ficando esquálido com o passar do tempo, devido a doses cavalares diárias de bebida alcoólica. Assim como Garrincha, Marinho encontrou seu fim na garrafa, e se as complicações de tantos anos de alcoolismo não comprometessem seu organismo, a ponto de ele morrer por hemorragia intestinal, após passar mal em um evento de figurinhas da Copa, com certeza a cachaça o teria destruído de outra forma, fisicamente e moralmente. O Marinho, que turistas ou moradores da cidade de Natal viam nos últimos anos, era um Marinho bem diferente do sedutor lateral loiro da década de setenta. Mas com seu alcoolismo, Marinho era feliz do seu jeito. Recordo-me de uma das últimas imagens que tenho dele é ao passar pela Praia da Redinha, e vê-lo caminhando calmamente, passo trôpego e sem camisa pelo calçadão da praia, a pele branca e enrrugada avermelhada pela ação inclemente do sol e a aparência de quem era a sombra do que já foi. Marinho não queria mansões, mulheres ou carrões no seu fim de vida como jogador. Para ele bastava a areia quente e fofa da Redinha ou da Praia do Meio, seus lugares prediletos. Para ele bastava ser aquele garoto do bairro do Alecrim que gostava de ir a praia, e um dia descobria que podia rodar o mundo com seu talento.

Na época do Cosmos, em que ele estava no auge.
Marinho Chagas ainda jogou nos Estados Unidos, no Cosmos, junto com Pelé, além do Augsburg da Alemanha, o Fluminense e o São Paulo, quando encerrou a carreira, em 1988. Em todos os seus times ele deixou sua marca de gols, o carisma e uma profunda irreverência. Ficou para a história o lance em treinamento em que Marinho deu um "chapéu" no próprio Rei Pelé, com um sorriso maroto, como que dizendo: "no campo todo mundo é igual". Sem fazer a menor questão de aparecer, Marinho apareceu muito, e se tornou a idílica cara do futebolista de sua época. Porém, engana-se quem pensa
que Marinho tornou-se mais um daqueles jogadores ricaços, empreendedores, que a exemplo de Pelé construíram toda uma imagem e um patrimônio empresarial com base na carreira bem sucedida que tiveram como jogadores. Marinho está mais para outro gênio que sucumbiu a ignorância quase inocente sobre seus próprios vícios: Garrincha. Assim como Mané, o gênio das pernas tortas, terminou a carreira na decadência do alcoolismo, ou acabou sofrendo com os efeitos deletérios da bebida, como Sócrates, Marinho também perdeu a vida pelo resultado de anos e mais anos de birita. Mas seu alcoolismo tem algo de romântico, se é que alguém consegue conceber um vício dessa forma, sem apresentar asco, ojeriza ou ferir algum imperativo moral. Digo isso porque, apesar da bebida, Marinho simplesmente morreu fazendo as coisas que gostava, na cidade que nasceu e amava e foi reverenciado como o ídolo que sempre foi, ao ser descoberto nos gramados.


A capa do Novo Jornal, no dia  de sua morte.


Irrita-me, portanto, ouvir alguns dizerem que Marinho não passava de um bêbado, e seu nome só voltou a ser lembrado depois que morreu, como acontece com qualquer celebridade. Apesar do fantasma do alcoolismo a sempre espreitá-lo como a sombra fantasmagórica da morte, nos últimos anos, com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, Marinho Chagas passou a ser redescoberto e seu trabalho relido. Ele viu a construção de uma estátua em sua homenagem, virou comentarista da versão local do canal Band Sports, era chamado para eventos, onde se falava de futebol e da contribuição histórica que deram ele e outros craques. Afinal, foi num evento de figurinhas da Copa do Mundo que Marinho assumiu sua última função prazerosa em torno do esporte, antes de passar mal e vir a morrer no hospital. Acima de tudo, Marinho percebia que era querido, e morreu sendo querido.

Lembro-me da última recordação vívida que tenho de Marinho, das diversas vezes que eu saía para trabalhar e passava em meu trajeto pela Avenida Café Filho, na Praia do Meio. Numa dessas andanças avistei Marinho Chagas caminhando, de óculos escuros, com a camisa retirada e guardada acima do ombro, apenas de bermuda e de pés descalços na calçada quente, da orla da praia ao meio dia. Sua pele, pálida mas avermelhada e enrugada, surrada pelo sol, combinava com os velhos cabelos loiros desgrenhados, demonstrando um senhor de meia idade em fim de festa, aposentado, mas vivendo dos feitos do passado. Sei do relato de outro amigo que me disse que uma das diversões de Marinho era pescar peixinhos na praia para seu aquário, caminhando pelo calçadão com um saco plástico cheio de água, repleto de pequenos e coloridos peixes. Não era de carros, iates, mulheres bonitas ou mansões de que gostava Marinho Chagas. Marinho gostava mesmo era de perambular, tomando sua cachaça e pescando seus peixes, nas praias do Meio ou da Redinha.

Tchauuuu, Marinho!!
Que me fique na memória, portanto, não aquele jogador pujante, cuja imagem já está marcada no imaginário de milhares de amantes do futebol, e registrada como uma das mais belas páginas da história do esporte. Por conta disso Marinho já está consagrado. Para mim, ao menos nesse texto, que fique na minha lembrança aquele senhor de meia idade loiro, de pele avermelhada de sol e enrugado, que gostava mesmo era de caminhar pela praia, tomando sua caninha. Que pena que ele não viveu suficiente para ver a Copa do Mundo ser realizada em sua própria terra natal. Descanse em paz, Marinho Chagas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário:

Gates e Jobs

Gates e Jobs
Os dois top guns da informática num papo para o cafézinho

GAZA

GAZA
Até quando teremos que ver isso?